Dicas para seu evento

Como calcular o ar condicionado necessário para um ambiente

Criado em 18/05/2009 - 11h20 | Atualizado em 19/05/2009 - 15h16

Calcular a potência necessária de um aparelho para refrigerar um determinado ambiente é uma conta de somar simples mas que envolve anotar e medir diversos fatores: dimensões, exposição ao sol, portas que vão ficar permanetemente abertos, pessoas circulando, atividades que elas estão realizando, potência dos equipamentos elétricos colocados no seu interior e volume de ar disponível na sala.

O erro mais comum é calcular seu aparelho com base em regras do tipo  "BTUS por metro quadrado" ou semelhante. Ao fazer isto, outros fatores importantes são desprezados e o resultado é insatisfação com o aparelho instalado e calor excessivo no stand, o que resulta em irritação nas pessoas que trabalham no evento e afasta os potenciais clientes. A forma correta de calcular quantas BTUS seu aparelho precisa ter deve levar em consideração as dimensões do ambiente, o volume de ar interno, a soma total da potência dos equipamentos eletro-eletrônicos (normalmente estes equipamentos possuem uma etiqueta colada na parte traseira identificando estes valores), o local do evento e a época do ano em que ele será realizado. No verão, o uso do ar condicionado é sempre maior e locais de eventos com pé direito mais baixo costumam ser mais quentes. No entanto, as variações climáticas são tão freqüentes que recomenda-se sempre o dimensionamento da solução de ar condicionado para um evento tomando-se como base a maior necessidade.

Para saber a melhor solução em locação de ar condicionado para eventos, feiras e exposições, envie seu projeto para a Locadora Mantovani que você receberá a orientação certa para seu evento ser um sucesso.