Dicas para seu evento

INVESTINDO NA IMAGEM.

Criado em 20/05/2010 - 13h05 | Atualizado em 20/05/2010 - 13h05

Com um calendário de atividades que inclui a participação, em média, em 40 feiras por ano no exterior, a Embratur tem a missão de fazer do Brasil um dos mais procurados destinos turísticos do planeta nos próximos dez anos. Por trás dessa missão, está o desafio de construir uma imagem impecável do país nos pavilhões

Transformar o Brasil em um dos principais países do mundo para lazer e negócios até o ano de 2020, aumentando em 113% o número de turistas estrangeiros, que deve passar de 5,5 milhões para 11,1 milhões. Essa é a meta do Plano Aquarela 2020, lançado no final do ano passado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), autarquia especial do Ministério do Turismo que tem a missão de promover o país no mercado internacional. Traduzindo em cifras, por meio desse plano, os gastos dos estrangeiros no Brasil – hoje em torno de US$ 5,6 bilhões – deverão ser incrementados em mais de 300%, cerca de US$ 17 bilhões em divisas chegando às nossas fronteiras.

Para tanto, o instituto passou a contar, a partir deste ano, com um aumento substancial de 78% na verba destinada aos investimentos em promoção do país, o que envolve publicidade, eventos e manutenção dos ETBs (Escritório de Turismo Brasileiro) espalhados pelos Estados Unidos, Europa e Japão. Em 2010, desse total — agora R$ 139 milhões anuais —, algo em torno de 12% ou R$ 16 milhões são destinados à participação em 42 feiras no exterior. “Dentre as ferramentas de marketing, as feiras trazem como diferencial a possibilidade de contato direto com as pessoas. Apesar de a gente viver num mundo digital e globalizado, o contato pessoal é muito importante para fazer negócios. Já em relação a outros eventos, elas se destacam pela possibilidade de que esse contato seja feito com um número muito maior de pessoas. Num workshop, por exemplo, não consigo atender 120 pessoas. Na feira, é possível atender até milhares”, assinala Marcelo Pedroso, diretor de produtos e destinos da Embratur.

 

clique aqui e veja a matéria no site da revista Feira&Cia.